sexta-feira, 20 de abril de 2012

étnico funde-se com ético


o étnico está de volta. os "navajos" continuam a somar pontos, é o momento certo para ir buscar os velhos cintos coloridos ao baú. agora, para colorirem as saias compridas e 'boémias', contra as calças 'bootcut' (Levi's e El Charro, lol, de outras seasons).
quando às tendências se conseguem juntar causas nobres, causas de benefício e ajuda para populações mais carenciadas, o impacto no "dever social" é maior, e sentimo-nos mais ganhadores. 
no comércio justo pretende-se que os produtos (que consideramos caros) sejam pagos pelo seu 'justo' valor, para que, em toda a cadeia que percorre um produto, o ganho seja maior para todos. desde o artesão que coloca as missangas, uma à uma, num fio que vai criar um padrão, até ao dono da loja que acreditou no trabalho de qualidade e defende esta via. 
numa maior escala, mas apesar de tudo com o sentido do comércio justo bem presente, a marca espanhola de calçado Pikolinos apostou a 100 por cento num projecto de ajuda a vários tribos maasai, no Quénia, com a colaboração da ONG Adcam. o projecto, com 3 anos de existência, aposta nas terras quentes de África e cria, uma vez mais, uma campanha com o apoio e sabedoria das tribos maasai.
o resultado é uma campanha primavera-verão 2012 com a qualidade dos materiais Pikolinos e o contributo do trabalho artesanal desenvolvido por cerca de 1400 mulheres maasai. a Pikolinos ganha, seguramente, mais créditos como defensora de projectos sociais, mas o grande vencedor é o povo maasai, ancestral na simplicidade e cor.
os ganhos alcançados com as vendas desta colecção revertem para as matriarcas maasai, que manualmente bordaram os modelos de sapatos e malas. o trabalho por elas executado traduz-se numa fonte de rendimento estável para as suas famílias, de forma a garantir a aquisição de produtos básicos para toda a comunidade. custa menos pagar quando sabemos o porquê do elevado valor.
modelo Pikolinos Alcubia, €115,00
outros modelos e mais informações sobre esta campanha, aqui: http://www.pikolinos.com/pt/es/default



making of campanha Pikolinos primavera-verão 2012, modelo Eugenia Silva

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